0

Resenha: Depois do Funeral, Agatha Christie

Posted by Amanda Nunes on 05:41:00 in
Título Original: After The Funeral
Editora: Nova Fronteira
Ano: 1976
Páginas: 252
Sinopse: Surpreendida pela morte repentina do sr. Richard Abernethie, a família inteira do morto decide se reunir, o que há muito não fazia. Dentre os presentes, uma das irmãs do sr. Abernethie, Cora, causa um mal-estar generalizado ao levantar a hipótese de o irmão ter sido assassinado. Poucos dias depois, Cora é encontrada morta, fazendo com que o detetive Poirot entre em ação para tentar desvendar mais este caso.


Resenha: 
Após a misteriosa e repentina morte do Sr. Richard Abernethie, seus irmãos e irmãs se reúnem depois do funeral para a leitura do testamento deixado por ele. Entre seus irmãos está Cora, a quem seus familiares não veem há mais de vinte anos. Cora é uma mulher excessivamente tola — diria até mesmo quase infantil — e, após a leitura do testamento, faz um comentário infeliz em torno da morte de seu irmão Richard: a de que ele fora assassinado. Já conhecida por seus comentários constrangedores e inoportunos, os irmãos e sobrinhos de Richard Abernethie lhe dão pouca atenção para sua insinuação tola e absurda, no entanto, o questionamento de Cora — “ele foi assassinado, não foi?” — deixa a dúvida no ar, o que levanta a suspeita entre os presentes, inclusive a do senhor Entwhistle, amigo e testamenteiro de Richard. Quando Cora é brutalmente morta por uma machadinha enquanto dormia, e apesar de o assassino tentar despistar as suspeitas quebrando uma janela para dar ideia de que fora um roubo, fica claro que ela fora assassinada, provavelmente por desconfiar de que a morte repentina de Richard não foi por causas naturais. Para tal, o assassino, tanto de Cora como de Richard, deveria ser um dos seus próprios familiares!
Com um palpite cada vez mais forte de assassinato — a desconfiança inicial seria por conta do dinheiro de Richard, do qual todos dependiam —, e que a morte de Cora fora o meio que o assassino encontrou para calá-la, o senhor Entwhistle contata Hercule Poirot para investigar as duas mortes, e ele não descansará enquanto não desvendar mais este caso.


Considerações pessoais.

Me impressionou muito a riqueza de detalhes e a elaboração deste livro. A Agatha nos apresenta personagens bem construídos e localizados na história, cada qual deles com um motivo para querer a morte de Richard. Sempre achei incrível a forma como ela conduz nossas suspeitas, nos faz mudar de ideia com facilidade conforme o decorrer da história e a apresentação dos personagens. Me impressionou ainda mais o final, que é realmente surpreendente, e foge de qualquer suspeita, qualquer linha de raciocínio, um plot-twist digno de Agatha Christie.

Apesar do enredo incrível, do desfecho surpreendente, neste livro a narrativa me decepcionou um pouco. Eu particularmente senti a escrita um pouco maçante e cansativa, parecendo tão diferente dos anteriores que li. Nem mesmo no clímax eu me senti inclinada a devorar as páginas e terminar logo para conhecer o desfecho da história. 
Apesar disso, a história continua sendo super recomendada para os amantes de ficção policial. 

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Sessão dos Livros All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.