Resenha - Intergaláctica, F.P. Trotta

E aí humanos! Lembram de mim? Sou eu, o Lucas. O "sumido" haha.
No inicio deste ano conclui a leitura do livro Intergaláctica, do autor parceiro do @livrosdoluccas, F.P. Trotta.
A resenha estava na "gaveta" há alguns dias, a demora do "post" se deve pelo fato de que meu cérebro ainda estava se recuperando do final épico deste livro, além de estar assimilando o bombardeio de informações.
Deixando de lado o "lero", vamos ao primeiro tópico.






Resumo da Primeira Parte:

 Diga-se de passagem que o livro não é dividido em partes, porém optei por dividi-lo em duas, ou seja, antes e depois do hypersleep de dez anos.

Após acordar de um coma profundo, a psiquiatra Amanda Collins desperta com um conhecimento irreal acerca de uma odisseia em outro plano.
Ao desadormecer ela descobre que a NASA está para mandar astronautas à uma das luas de Júpiter, intitulada Europa. Acontece que quem está a financiar tal expedição é “A Firma”, uma organização secreta, cujo presidente Oswald, é pai de Amanda.
Juntamente com seus amigos – Stryker, Lina e Ripley – ela parte rumo A Firma com o intuito de sabotar a missão, e colher informações a respeito de vida extraterrestre.

Antes da nave ser lançada ao espaço, Amanda e sua equipe é flagrada, tendo como punição um hypersleep, programado para acabar um dia antes da Expedição ao planeta Gliese 581g, ou seja, em dez anos;

A Visão do Lucas:

Digamos que esta primeira parte não me cativou muito, por se arrastar ao longo de 110 páginas. Mas tendo em mente o desfecho da história, a primeira parte deve ser levada muito em conta, pois conta detalhes primordiais. O que nos leva a entender no fim que a história de Amanda ainda tem muito a ser contada.

Mas Lucas, vamos logo ao Resumo da Segunda Parte:
Hypersleep

Um dia antes do previsto a equipe de Amanda é acordada por Peter, um dos rebeldes que tentam sabotar A Firma.
Está tudo diferente. As pessoas estão mais velhas. Os ares estão mais úmidos, e lágrimas estão prestes a rolar.
Vida marítima fora descoberta em Europa, fazendo com que os seres humanos questionassem os conceitos divinos que nos "enfiaram 'guela' abaixo", levando o planeta à um colapso que causa a Terceira Guerra Mundial, ataque a grupos religiosos, prédios de potências políticas, além de destruição em massa. 
Quem lucra? A Firma.
A equipe de Amanda é colocada em uma nave espacial rumo à Gliese 581g, localizado há dezessete anos luz da Terra.
Deste ponto não falo mais nada, só quem ler o livro vai saber. Motivo? S P O I L E R . Hahaha (fica a deixa pra você comprar o livro do Trotta).



A Visão do Lucas:

HUUUMAAAAAAANOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSS, esta segunda parte é infinitamente f#@&... quero dizer, FANTÁSTICA.
Os acontecimentos se desenrolam tão perfeitamente que é quase impossível deixar o livro de lado para qualquer coisa.
Destruidor de Cérebros
Após a esta passagem Intergaláctica só tem a nos impressionar, cada mínimo detalhe foi colocado com um quê a mais. A história toma o rumo do subtítulo “Onde estaria a segunda Terra?”. Acredite: você irá se surpreender.
O capítulo “O Juizo Final”, foi capaz de me fazer repetir varias vezes a mesma palavra, e como disse uma amiga minha, pude sentir meu cérebro pulsar com o “bug” extremo que esse desfecho causou ao meu já falido cérebro.

Conclusão do Lucas:

Como sugere o título, a história criada por Trotta é capaz de levar o leitor além via láctea. Nas entrelinhas do tomo a imaginação leva o leitor em si imediatamente a perambular na vastidão do espaço sem fim.  Fazendo com que a mente seja invadida por questões que nos fazem duvidar de tudo aquilo que fomos levados a crer.
A narrativa de Trotta é suave e envolvente, prendendo o leitor a cada parágrafo. Perdendo ponto apenas, para o uso demasiado grande de palavras repetidas em determinados trechos – o que é mais que comum em livros de estreia.
O universo que conhecemos é cheio de segredos e mistérios, com dilemas que nos cercam de uma ponta a outra, seja do próprio corpo ou do planeta em que vivemos, mas ainda assim o autor conseguiu criar um novo universo, incrível e fantástico, dentro daquele que já conhecemos. Gliese 581g é uma versão aprimorada do nosso planeta, mas que guarda ambições e segredos comuns aos olhos humanos.
Intergaláctica tem de tudo um pouco, do suspense e as enormes reviravoltas, as mensagens que nos passa acerca de quem somos. Simplesmente Épico. Simplesmente Intergaláctico.


“Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço”.
- Carl Sagan.   

                      


Sobre o Autor:

Franco Poltronieri Trotta, nasceu em São Paulo no inicio dos anos 90, mas mudou-se para o Rio de Janeiro. Cursou faculdade de Administração de Empresas enquanto produzia eventos noturnos em inúmeras casas cariocas, inclusive trabalhou na produção de duas edições do Rock in Rio, e do festival espanhol Sónar.
Alfabetizado inicialmente em inglês, Franco viveu em Detroit na adolescência, onde se formou no Proficiency in English, dos exames Cambridge ESOL. Intergaláctica é seu primeiro livro publicado no Brasil. Escrito originalmente em Inglês e chamado de Intergalactic, o livro ganhou sua versão em português pelo próprio autor.

"Intergaláctica é uma história intrigante e enigmática, com um desfecho inesperado e épico”.


Sinopse:


Uma conspiração para controlar o rumo da mais importante expedição espacial da história da humanidade. 3 de Maio de 2031 - No dia de lançamento da aguardada expedição da NASA para explorar a lua de Júpiter, uma das candidatas para habitar vida extraterrestre, a psiquiatra Amanda Collins acorda de um coma após meses batalhando contra uma meningite aguda.


Junto com seus pacientes Stryker, Ripley e sua amiga Lina, eles descobrem que fazem parte de um crescente quebra-cabeça envolvendo uma corporação geopolítica underground chamada A Firma, que planeja sabotar a missão, usufruindo de uma nova tecnologia para saquear a nave e destiná-la para um planeta habitável localizado dezessete anos luz da Terra. O quarteto então inicia uma operação para descobrir a verdade por trás da conspiração, mergulhando de cabeça na maior expedição planetária da história da humanidade.


    Ficha Técnica (ed. resenhada):

  • título: INTERGALÁCTICA;
  • ISBN: 9788566464566
  • idioma: Português
  • encadernação: Brochura
  • ano de edição: 2015
  • edição: 

EXTRAS:

Interdimensional - segundo livro da duologia está programado para o primeiro semestre de 2016, e segundo o próprio autor o tema controverso “vai dar o que falar”.
“Eu queria fazer uma história muito, muito épica. Que mesclasse o lado fantasioso do sci-fi, um gênero que acho por muitas vezes inóspito demais, sempre mundos desertos ou de gelo que não batem com as probabilidades do planeta”, citou Trotta quando disse: “Estou em choque. Praticamente sinto meu coração bater nas pontas dos dedos”.

Vale lembrar que Intergaláctica está a venda nas grandes livrarias, inclusive em -ebook.

Assista o Book Trailer HD:



Por hoje é isso humanos! Espero que tenham gostado! Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários. E, até os próximos posts!






1 Comentários

  1. Caramba!! Gostei muito da resenha, esse livro deve ser muito bom ^-^
    Gostei da frase:“Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço”.


    Semitributo.blogspot.com

    ResponderExcluir