1

A culpa é das estrelas - Livro e Filme

Posted by Lyu Prado on 12:19:00 in ,
   Desse livro e filme você com toda certeza já ouviu ao menos falar, afinal, alem de ser um livro de 2012 (edição brasileira) que teve o seu filme lançado em 2014, foi a faísca pro estouro de John Green. "A culpa é das estrelas" (titulo original: the Fault in our Stars) cativou o coração de milhões de fãs de diversas idades, por ser um livro de drama juvenil bem sutil, apaixonante e com uma historia bem diferente do normal.


   O romance se passa pela perspectiva de Hazel Grace, uma adolescente que sofre de câncer e passa a frequentar um encontro de pessoas que lutam contra o a doença, lá ela acaba conhecendo Augustus Waters, um belo rapaz que venceu o câncer a algum tempo com quem ela começa a criar um laço amoroso cada vez mais estreito durante a trama.

   A historia conta toda a transição e evolução de Hazel, desde uma garota sem muita esperança de vida que fica aguardando o dia de morrer sem se aproximar muito das pessoas por se achar uma granada prestes a explodir ate o momento que ela começa a aceitar melhor sua condição e vê que mesmo tendo uma doença que muitas vezes pode vir a se tornar terminal isso não a impede de viver aventuras, aproveitar a vida e principalmente não a impede de amar e tentar viver isso ao máximo.

   ► Mas e a adaptação para o cinema? Como ficou?

   O filme eu não arriscaria dizer que foi a melhor adaptação que já vi, afinal, aparecem algumas falhas como o sumiço de alguns personagens que são citados no livro (a ex namorada de Gus e uma amiga de Hazel), a diminuição de algumas cenas bem importantes como a briga de Gus com Van Houten e o pedido de demissão da assistente dele por conta disso, e o principal, que particularmente me deixou bem chateada, uma mudança extremamente desnecessaria no final colocando cenas que não existiram e mudando todo o drama e emoção que tem no livro quando Hazel procura a carta de Gus (que vou preferir não dar muitos detalhes caso alguém ainda não tenha lido essa obra maravilhosa).

   Mas consigo dizer com facilidade que é um filme realmente muito bom apesar dos apesares, conseguiram colocar muito sentimento e fazer você sentir um pouco do que a personagem sente, fazer você se sentir no lugar dela na questão familiar e amorosa e o quanto seria complicado viver todas as questões de uma adolescente normal com uma doença tão complicada e lidar com tudo. 

   Sempre bom citar também a questão da câmera e do cenário que apesar de nunca ser como esperamos ao lermos o livro e sempre darem umas pequenas mudanças ficou bem elaborado e muito bonito na minha opinião (ate nas partes onde mudam coisas importantes como o jantar, eles recriaram pensando numa boa adaptação e conseguiram um bom resultado).
   O elenco me impressionou um pouco, inicialmente por me decepcionar com relação a características físicas (Gus tem o cabelo preto no livro enquanto o ator Ansel Elgort é loiro, por exemplo) mas mesmo nem tudo podendo ser perfeito, na hora que assisti o filme em si acabei adorando, o trabalho dos atores foi muito bem feito, então não foi tão decepcionante no final das contas, e isso realmente me impressionou bastante. Acreditem, pois algumas adaptações de livro são um verdadeiro terror - Um dia vou chegar nelas nas postagens aqui no blog, mas a gente tem que começar de forma positiva, trazendo as boas primeiro - .

   ►Demais considerações:

   "A culpa é das estrelas" com certeza vai te fazer rir varias vezes e chora litros (serio, levem lencinhos), mas ao terminar esse livro ou ate mesmo o filme, com certeza você vai começar a ver a vida com olhos diferentes, ele te joga em situações que você talvez nunca tivesse pensado em passar e a temática e abordagem de todo o tema é feita de forma inusitada sem deixar de ser delicada e deliciosa. Vai fazer você se apegar aos personagens de uma forma completamente diferente e querer fazer com que eles se salvem sem necessariamente ser por pena, apenas puramente por amor.

   Os usuarios do Skoob avalia o livro como 4,4 estrelas
   Os usuários do Adoro Cinema o filme como 4,6 estrelas

Trailer: 
  

|

1 Comments


Apesar das diferenças, eu gostei bastante do filme. Apesar do livro ter me emocionado, apenas o filme conseguiu fazer com que eu me acabasse de chorar.


Beijos, Entre Aspas

Postar um comentário

Copyright © 2009 Sessão dos Livros All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.