Entrevista - Eduardo de Sousa



Bom dia meus amores!
Hoje o Sessão traz uma entrevista, realizada com muito carinho, com o Escritor Eduardo de Sousa. Além de um excelente fotógrafo, ele está arrasando em seu primeiro trabalho: "Crônicas (escritas) feito um pum".                                                                                                                                      Acompanhe essa deliciosa entrevista.


1- O livro "As crônicas (escritas) feito um pum" é o seu primeiro trabalho e já causa até mesmo pelo seu nome. De onde veio a inspiração do título?
O nome surgiu da mesma forma que surgiram as crônicas: feito um pum rsrs Brincadeiras à parte, toda minha inspiração é fruto de observação, dos detalhes, do que ouço as pessoas dizerem, um gesto, uma frase. O ideia para título surgiu com a crônica “Sete anos de namoro” e essa crônica foi inspirada num diálogo que tive.
2-  De onde vem a ideia para escrever suas crônicas?
As ideias surgem o tempo todo, pode ser no café da manhã enquanto passo manteiga no pão, quando brinco com meus amigos de pelo, quando estou com meus filhos ou amigos. Eu sou bastante observador e detalhes que parecem bobos podem ser muito divertidos e instrutivos.
3-  Desde quando você escreve? E como surgiu essa vontade?
A vontade de escrever surgiu com a vontade de ler, desde a época do primeiro grau (que hoje é o ensino fundamental). Eu lia crônicas da coleção “Para gostar de ler” e os livros da coleção “Vagalume” e queria escrever como aqueles autores. Sempre escrevi por lazer, para me divertir comigo mesmo. Passei a compartilhar o que escrevo no meu perfil no Facebook e as pessoas começaram a gostar. Quando vi, já tinha material suficiente para um bom livro.
4-  Qual o livro mais marcante que já leu?
Lembro muito bem do livro “O gênio do crime”, de João Carlos Marinho. Eu mergulhei na história e me identifiquei muito com os personagens. Foi uma experiência marcante com a leitura. A paixão por crônicas veio com os livros de Luis Fernando Veríssimo, Mário Prata e Carlos Heitor Cony.
5-  Quais escritores te inspiram?
Luis Fernando Veríssimo é maravilhoso. Amo a forma como conduz pequenas histórias e as tornam enormes. Leio muito Stephen King e Dan Brow. Gostode todos os tipos de leitura, mas os de crônicas, aventura e fantasia me encantam com mais facilidade.
6-  Quais as dificuldades que você enfrentou durante o processo de criação?
O maior desafio foi criar coragem para reunir o trabalho e mostrar para alguém. Passado esse processo, eu recebi muito apoio do pessoal da Chiado Editora, que acreditou no projeto e formatou a capa e o miolo. Estou na fase de divulgação e o livro tem agradado muito os leitores. Fico muito feliz com essa receptividade e agradeço muito o trabalho que os blogueiros e instagramers realizam. Vocês são fundamentais para que os leitores possam conhecer o trabalho de novos talentos.
7-  Quando teremos novidades?? E quais são??
Estou planejando o lançamento oficial do livro e espero conseguir um bom evento antes de julho. Em breve estará à venda nas livrarias brasileiras, hoje já é vendido em Portugal.
O trabalho é constante, escrevo todos os dias e logo mais surge um “Novas Crônicas (escritas) feito um pum). Quero também publicar um livro depensamentos, poesias e composições. Tenho ideias para romances também. Inspiração não falta, só falta tempo mesmo. 
8-  Quais dicas você pode oferecer para aspirantes a escritores??
A maior dica é: escreva, o tempo todo! Escreva, leia e mostre para as pessoas. Os textos não podem ficar guardados, nem em gaveta e nem em HD, pois eles são analfabetos. Tenha coragem de mostrar para as pessoas e tenha humildade de receber críticas, positivas e negativas. Absorva as boas e descarte o que não te faz crescer. Escreva, sempre e leia muito.
9-  Para terminar, uma frase que te define:
A sorte favorece os audaciosos e o Universo conspira a nosso favor.

Muito obrigado pelo carinho meu querido. E muito sucesso com seu livro...


Eduardo de Sousa
Autor do livro "Crônicas (escritas) feito um pum"
feitumpum@gmail.com.br
Instagram @_eduardodesousa

1 Comentários

  1. Sempre vi muito sobre esse livro, está na minha lista para ler esse ano. 😍

    insidethebookssite.wordpress.com

    ResponderExcluir